4 motivos para NÃO usar copos descartáveis
Por: Meu Copo Eco | Categoria: Impacto ambiental | Palavras-Chave: copos descartáveis, copo descartável, copo reutilizável
Sabe os copos descartáveis que estamos acostumados a ver em festas, bares ou disponíveis ao lado dos bebedouros? Pode até parecer muito prático utilizá-los, mas a longo prazo eles são um GRANDE problema para o meio ambiente.
Pensando no impacto que os copos descartáveis causam, listamos 4 motivos para você deixar de lado essa prática de uma vez por todas — e adotar os copos reutilizáveis de agora em diante :)
1. Copos descartáveis demoram MUITO tempo para se decompor
Do uso ao descarte, o tempo médio de vida útil de um copo descartável é de segundos. Após descartado, esse mesmo copo pode levar até 400 anos para se decompor.
Só no Brasil, são produzidas cerca de 100 mil toneladas de copos descartáveis por ano. A maior parte deles não é reciclado ou sequer recebe a destinação correta, sendo misturado com o lixo comum ou pior, indo parar nas ruas e nos oceanos.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que os oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico todos os anos.
Esse plástico provém do consumo humano de descartáveis, como sacolas, garrafas e… copos plásticos.
2. Copos descartáveis não são reciclados
Ser reciclável é diferente de ser reciclado!
Embora o plástico tenha um grande potencial de reciclagem, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta.
Isso porque o valor de mercado para reciclagem de copos descartáveis é baixíssimo — cerca de 0,20 centavos por kg — o que faz com o que os catadores e as associações de reciclagem não se ocupem desse tipo de coleta, inviabilizando sua reciclagem.
3. Copos descartáveis gastam mais água
A produção de um copo descartável, feito para ser utilizado uma única vez, gasta em média 10 vezes mais que a higienização de um copo reutilizável. Enquanto para produzir um único copo, as fábricas tradicionais utilizam quase 3 litros de água, para lavar um copo na pia de casa gasta-se, em média, 300ml.
4. Não é “só um copinho”
O Brasil é o 4° maior produtor de plástico do mundo e 98% de todo esse plástico não é reciclado. Com a fragilidade do sistema de recuperação desse material, são toneladas de plástico indo parar diariamente em aterros, lixões, ruas, esgotos e até nos oceanos.
São utilizados cerca de 720 milhões de copos descaráveis todos os dias, e menos de 3% é reciclado.
Com a incerteza de qual será o destino final destes descartáveis, mesmo que eles sejam jogados no lixo, nada garante que eles terão a destinação correta ou deixarão de poluir o meio ambiente.
Entendi o problema dos copos descartáveis! Mas, e agora, o que eu faço?
Se desejamos viver num mundo mais sustentável, pequenas ações podem ser tomadas para a construção dessa nova realidade.
Comece por recusar os copos descartáveis — e não só os copos, quanto menos descartáveis você utilizar, melhor. Já existem alternativas para substituir os itens descartáveis em eventos, festas e bares, como o uso de copos retornáveis na logística dos empreendimentos.
Outra ação que pode ser tomada é a adoção de um copo reutilizável para você usar no trabalho ou carregar na bolsa ou mochila, podendo utilizá-lo sempre que precisar.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe com alguém que também possa se interessar pelo tema!